O BiodiverCidade é um fórum de discussão criado por docentes do curso de Licenciatura de Ecologia e Paisagismo da ESAViseu onde são debatidas questões de planeamento e desenvolvimento estratégico, em questões relacionadas directa ou indirectamente com o ambiente e a biodiversidade da cidade de Viseu ao nível dos recursos naturais mas também culturais.


terça-feira, 2 de março de 2010

Viseu.COM.HORTAS


Viseu, tratando-se de uma cidade plena de ligações ao meio rural, do qual se deve orgulhar, não deverá esquecer a tradição das hortas e tem obrigação de acarinhar as gentes que queiram desenvolver micro, nano projectos de horticultura, biológica, biodinâmica e outras novas vertentes da agricultura sustentável. A autarquia e as juntas em colaboração com Associações culturais e recreativas deverão eleger os candidatos e os locais onde poderão ser desenvolvidas estas acções. A ESAViseu não poderá deixar de apoiar tecnico-cientificamente iniciativas desta índole e inclusivamente disponibilizar áreas de cultura para este tipo de actividades que enobrecem os nossos anciões, no qual podem também transmitir os seus saberes empíricos baseados na experiência de vida que, poderão e deverão ser emoldurados com os actuais conhecimentos científicos neste domínio do saber.

1 comentário:

  1. A afinidade de Viseu com o espaço rural é uma característica que ainda hoje pode previlegiadamente ser apreciada de entre os residentes,por aqueles que queiram ou tenham sensibilidade para tal. Acontece frequentemente, por observações dos que nos visitam, sobre as virtudes paisagísticas e estéticas da envolvência de Viseu, despertarem-se-nos consciências, do contributo decisivo da ruralidade para o bem estar e qualidade de vida, proporcionados por uma região que, por opção no meu caso, nos acolheu.
    Mas para se sentir verdadeiramente a ruralidade da região, perdoem-me o espírito nostálgico dos anos 70 e 80 de quem como eu nascido e criado em Viseu, teve oportunidade de apreciar a profusão de quintas, quintinhas e outros espaços rurais, que rechearam as minhas recordações de infância de côres, texturas e sabores especiais.
    Bem sei, que estamos no século 21 e que o paradigma do desenvolvimento económico e social é imparável. Mas, julgo que quando se "sentem os aromas da ruralidade em Viseu", sabe-se naturalmente da pertinência da sua preservação e que tal é compatível e até necessário para um futuro sustentavelmente equilbrado.
    Fazendo ponte ao tema ao "E se houvesse o BICLAS em Viseu ", para quem não teve o previlégio de fazer por combóio as antigas linhas do Vouga e do Dão, absorvendo os sinais acima referidos, pode agora de bicicleta deleitar-se um pouco do bem estar anímico, que confere a contemplação de alguma paisagem rural.
    Porque não promover-se, com concurso ou pequenos incentivos se necessário, a criação ou beneficiação de pequenas hortas ou pomares, que ao longo da actual ciclovia convidam à contemplação dos utentes. Com um pequeno apoio de autarquias ou associações, não poderia uma iniciativa deste género, complementando com a recolha documental e material alusiva a esta ruralidade, exposta em infraestrura recuperada integrante das antigas linhas férreas, contribuir para nesta matéria manter Viseu como uma cidade especial ?

    ResponderEliminar