O BiodiverCidade é um fórum de discussão criado por docentes do curso de Licenciatura de Ecologia e Paisagismo da ESAViseu onde são debatidas questões de planeamento e desenvolvimento estratégico, em questões relacionadas directa ou indirectamente com o ambiente e a biodiversidade da cidade de Viseu ao nível dos recursos naturais mas também culturais.


segunda-feira, 22 de março de 2010

A comemoração da BIODIVERSIDADE em PROENÇA


No sábado do limpar Portugal, Proença para além de fazer inciativas de limpar o Concelho também resolveram organizar um workshop relacionado com a Biodivercidade no Centro Ciência Viva da Floresta. Em relação ao limpar que, foi o menos importante, o lixo por eles recolhido é enviado para Castelo Branco, o que é sem dúvida uma boa ideia. Quanto ao evento sobre Biodiversidade estiveram presentes dois secretários de Estado, o do Ambiente e o das Florestas. Não tive oportunidade de ouvir a primeira intervenção de Humberto Rosa, mas o que me foi transmitido é que foi de uma extraordinária valia e visão apelando à necessidade de quantificar o quanto vale a preservação da biodiversidade em termos económicos para a sociedade em geral e para cada um de nós em particular. Urge fazer esta avaliação e transmissão às sociedades para que possam perceber "na pele" o quão importante é preservar. A razão de não ter podido estar presente foi porque fiquei retido num grave acidente em Condeixa/Penela em que um voluntário do limpar foi atropelado com gravidade. Isto levanta outra questão? será que os citadinos estavam preparados para irem para o campo limpar e saberem-se defender devidamente dos perigos, ou pensavam que era para irem para os hipermercados e centros comerciais. Lembrem-se que na Madeira quem se defendeu pior foram os habitantes da polis, se bem que neste caso houve situações que exponenciaram a desgraça. Curioso vão ser as notícias que irão surgir daqui a 2-3 dias em que os jornalistas vão passar pelos locais onde se procedeu à limpeza e confirmarem que está tudo na mesma, salvo honrosas excepções.
Em relação à importância da Biodiversidade para Viseu, pergunto se em Viseu está prevista alguma acção no âmbito do ano da Biodiversidade? Estou disponível para em conjunto com as forças vivas da cidade podermos desenvolver alguma realização conjunta neste domínio. Eu posso estar muito enganado e a CMVIseu estar cheia de boas intenções em relação ao Ano da Biodiversidade, a questão é continuarmos todos alegremente de costas voltadas. Eu dou o primeiro passo e fico a aguardar de peito aberto.

Sem comentários:

Enviar um comentário