O BiodiverCidade é um fórum de discussão criado por docentes do curso de Licenciatura de Ecologia e Paisagismo da ESAViseu onde são debatidas questões de planeamento e desenvolvimento estratégico, em questões relacionadas directa ou indirectamente com o ambiente e a biodiversidade da cidade de Viseu ao nível dos recursos naturais mas também culturais.


terça-feira, 23 de março de 2010

ESAV'S HAIRY SNAIL




Mais uma pérola do nosso campus... um caracol peludo!!!
De seu nome científico Trichia hispida ou Trochulus hispidus, este pequeno habitante de tão académicas paragens não é facilmente encontrado por aí como os seus parentes carecas de maior tamanho. Podem descobri-lo sobre as paredes brancas dos nossos pavilhões de salas ou gabinetes e observem com atenção a penugem inconfundível deste nosso inóspito visitante.
Com cerca de 3 a 4 mm na fase adulta, conserva os pêlos enquanto jovem e, tal como alguns de nós, encontra a calvície só na fase adulta. Alimenta-se de folhas jovens e tenras mas não é encarado como uma praga, ao contrário de outras espécies de caracol (género Helix).
Há aspectos interessantíssimos sobre esta espécie, como um "dardo do amor", que deixarei para o segundo capítulo da saga "ESAV'S HAIRY SNAIL".

Até breve.

1 comentário: