O BiodiverCidade é um fórum de discussão criado por docentes do curso de Licenciatura de Ecologia e Paisagismo da ESAViseu onde são debatidas questões de planeamento e desenvolvimento estratégico, em questões relacionadas directa ou indirectamente com o ambiente e a biodiversidade da cidade de Viseu ao nível dos recursos naturais mas também culturais.


sexta-feira, 12 de março de 2010

Ao abrigo da CORTIÇA


A sugestão de ser construída uma estrutura de apoio perto da Lagoa das Garças, tem vindo a ser alimentada desde há muito tempo. Uma estrutura simples de dimensões limitadas que pudesse servir como um pequeno bar de apoio e um local em paliçada onde se pudessem ser colocadas algumas mesas e cadeiras tudo em madeira completamente integradas na paisagem. tornar-se ia o local de estudo privilegiado da ESAViseu e não só. Resta aproveitar a ideia do arquitecto Português David Mares, um dos dez finalistas do concurso promovido pelo Fundação Guggenheim e pedir a sua colaboração para desenhar essa estrutura em cortiça, um material muito nosso e com qualidades ímpares e uma tonalidade que se enquadra perfeitamente na paisagem. Posso assegurar que seria um êxito.
Aproveitando a ideia veiculada pelo José Manuel Costa de criar um jardim de aromáticas, sugiro romper com a norma e criar um jardim de plantas comestíveis, seria o primeiro na região e dos primeiros no país. Por ser numa escola criar toda a sinalética acessória e a divulgação das qualidades nutricionais de cada uma das plantas.
Para vermos que vamos muito à frente, no Liceu Alves Martins estão a derrubar árvores com décadas , castanheiros, ciprestes para plantarem um pomar de macieiras. Nós ja estamos para derrubar as nossas. O que virá a seguir? Se calhar alcatrão!

Sem comentários:

Enviar um comentário