O BiodiverCidade é um fórum de discussão criado por docentes do curso de Licenciatura de Ecologia e Paisagismo da ESAViseu onde são debatidas questões de planeamento e desenvolvimento estratégico, em questões relacionadas directa ou indirectamente com o ambiente e a biodiversidade da cidade de Viseu ao nível dos recursos naturais mas também culturais.


segunda-feira, 1 de março de 2010

Nem sempre se vê melhor ao perto ...II


Vamos lá então esclarecer alguns equívocos.
Quando nascemos, a nossa distância mínima de visão distinta é reduzida, ou seja, só podemos ver com nitidez quando o objecto estiver muito perto dos olhos. Mas à medida que vamos caminhando no sentido da maturidade, este parâmetro vai aumentando, ao ponto de ser necessário utilizar ferramentas para nos ajudarem a ver de muito perto os pormenores da vida. Por algum motivo MAIOR, ganhamos capacidade acrescida para ter uma visão mais abrangente da realidade (ao longe...) ao mesmo tempo que precisamos de ajuda, não para olhar, mas para ver bem os detalhes da vida. Se calhar, a selecção natural encarregou-se de eliminar quem olhava primeiro para o pormenor e só depois para o global. Não nos esqueçamos que, tanto a biodiversidade como a biodiverCidade que temos hoje, são fruto desta selecção, embora alguns até digam que Darwin de enganou.
Assim, se virmos um pouco mais de longe, temos um exemplar de Hypostomus plecostomus, cujo olho intrigante coloquei no blogue a semana passada. É um peixe curioso que podemos ver no aquário da ESAV. Oriundo de águas tropicais, tem uma função ecológica importante, pois alimenta-se dos restos de alimento ou outras fontes de matéria orgânica que se depositam no fundo do aquário e, por esse motivo, é também conhecido como limpa-fundos... ele já começou a limpar Portugal.

Sem comentários:

Enviar um comentário