O BiodiverCidade é um fórum de discussão criado por docentes do curso de Licenciatura de Ecologia e Paisagismo da ESAViseu onde são debatidas questões de planeamento e desenvolvimento estratégico, em questões relacionadas directa ou indirectamente com o ambiente e a biodiversidade da cidade de Viseu ao nível dos recursos naturais mas também culturais.


domingo, 7 de março de 2010

Um Projecto ECOLÓGICO e Sustentável


Neste espaço de opinião tento basear-me em questões técnico-científicas para fundamentar as minhas opiniões. É claro que mesmo ao nível destas questões haverá opiniões diversas sem que alguma delas tenha que estar obrigatoriamente errada. A opção final, essa será sempre política qualquer que seja o projecto e teremos que a respeitar porque são os eleitos pelo povo que têm que conduzir os destinos da nossa cidade. Nesta nova actividade para além de ser imparcial terei que o parecer. Serve isto para dizer que nada me move contra ou a favor de alguém, embora não o tenha que justificar. É muito com base em experiências vividas que sinto a vontade de poder contribuir para novos desígnios estratégicos. Há alguns dias, tentei contactar por e-mail, o actual Presidente da CMV e qual foi a minha surpresa quando a resposta veio de outrem. O tema era simples. Solicitar um debate na ESAViseu em conjunto com os alunos de Ecologia e Paisagismo para discutirmos o futuro da Lagoa das Garças, sita na Quinta da Alagoa. Espero que não se tenha perdido a oportunidade de podermos contribuir, nem que seja para a discussão, sobre o futuro desta reserva de biodiversidade da nossa cidade e que em breve daremos a conhecer. Este é um assunto querido para mim mas tenho que reconhecer que o meu colega José Manuel Costa é aquele que, sem dúvida, mais tem contribuído para o conhecimento global daquele espaço e que deverá liderar este processo.
Numa outra perspectiva, a cidade de Viseu é um lugar privilegiado para a implementação de uma urbanização de vivendas familiares ecológicas, em que se pratique na prática a sustentabilidade ambiental, sem emissões de carbono, de águas sujas, os jardins sejam de plantas comestíveis e regados por águas não potáveis, a sua manutenção fique a cargo dos proprietários, os carros não entrem no interior na urbanização, haja partilha de automóveis nas deslocações através de uma ferramenta criada na internet, existam bicicletas para que os inquilinos usem e abusem deste meio como locomoção na cidade,…
E se a ESAViseu tiver esta filosofia para a requalificação e construção dos novos edifícios e áreas ajardinadas que estão previstas. E em relação à energia um dos sectores estratégicos do futuro, se a aposta fosse na biomassa e energias alternativas dado os resíduos agro-florestais produzidos.

Sem comentários:

Enviar um comentário