O BiodiverCidade é um fórum de discussão criado por docentes do curso de Licenciatura de Ecologia e Paisagismo da ESAViseu onde são debatidas questões de planeamento e desenvolvimento estratégico, em questões relacionadas directa ou indirectamente com o ambiente e a biodiversidade da cidade de Viseu ao nível dos recursos naturais mas também culturais.


quinta-feira, 1 de abril de 2010

ESAV'S HAIRY SNAIL II - O dardo do amor




Ora aqui vai então a prometida explicação sobre o “dardo do amor” do nosso amigo Trichia hispida. De esqueleto calcáreo ou quitinoso, este dardo desenvolve-se nos indivíduos sexualmente maduros e é usado na sequência de eventos que envolvem o ritual de acasalamento desta e de outras espécies hermafroditas de gastrópodes. Antes da cópula, ambos os exemplares tentam atingir o parceiro. O dardo não é lançado pelo ar, mas sim cravado como uma “baioneta de cupido” durante o abraço nupcial. Não é no entanto um órgão acessório de transferência espermática, pois o sémen é depositado no aparelho reprodutor feminino por um pénis numa fase posterior deste ritual. No entanto, investigações recentes sugerem que o resultado do processo reprodutivo é mais eficiente para os exemplares que conseguem atingir o parceiro em primeiro lugar, pois o muco que envolve o dardo induz a secreção de hormonas pelo exemplar alvejado, permitindo melhor taxa de sobrevivência espermática do atirador.
P: pénis; S: saco do dardo; D: dardo

Qual de nós não lançou já uma ou outra farpa maliciosa, levou uma ou outra bicada? Salvaguardando as devidas distâncias, julgo que este exemplo da Natureza pode bem ser seguido e passarmos a lançar mais farpas de estímulo, encorajamento, dinamismo e entreajuda. Tal como o caracol peludo encontrou estratégias pouco convencionais de sobrevivência, acho que também nós devemos aproveitar todas as ideias, por mais estranhas que pareçam à partida, pois desde que aplicadas no enquadramento certo, podem ser válidas para endireitar o longo caminho que teremos ainda que percorrer para a excelência.

FELIZ PÁSCOA!

Sem comentários:

Enviar um comentário