O BiodiverCidade é um fórum de discussão criado por docentes do curso de Licenciatura de Ecologia e Paisagismo da ESAViseu onde são debatidas questões de planeamento e desenvolvimento estratégico, em questões relacionadas directa ou indirectamente com o ambiente e a biodiversidade da cidade de Viseu ao nível dos recursos naturais mas também culturais.


sexta-feira, 26 de fevereiro de 2010

Viseu é a minha PRAIA


Tenho o enorme prazer de viver em Viseu e poder usufruir de uma cidade “incrustada” na paisagem Beirã, daí poder dizer que Viseu é a minha praia. As serras, a floresta, os prados, os vinhedos, os pomares, as hortas, retalhados pelos rios criam um mosaico de unidades de paisagem que fazem da Beira uma rica paisagem multiforme. Mas hoje falemos dos rios e das praias fluviais.
Eu diria que não é necessário levar à letra a expressão a ponto de querer fazer uma praia em Viseu para nos sentirmos bem. Será que foi realizado um estudo de opinião como o realizado por exemplo para a criação do Palácio do Gelo em que se contabilizaram as populações alvo em redor de Viseu para justificar a sua criação. Será crível pensar que as pessoas de Vila Nova de Paiva, Vouzela, São Pedro do Sul, Santa Comba Dão, Aguiar da Beira entre outras irão preferir a praia fluvial de Viseu às suas que são até mais naturalizadas. E as pessoas de Viseu irão passear-se ao longo do Pavia em biquíni, quiçá em monoquini?
Se quiserem a minha opinião esta ideia no início não irá resultar e então haverá que investir mais verba na criação de ondas artificiais e em géisers para criar espectacularidade e ainda provavelmente serão plantadas palmeiras. Eu sei e não é sequer minha intenção mudar planos estratégicos para a cidade e desta forma deixo a minha sugestão de outras praias fluviais do País e do Estrangeiro.


Sem comentários:

Enviar um comentário