O BiodiverCidade é um fórum de discussão criado por docentes do curso de Licenciatura de Ecologia e Paisagismo da ESAViseu onde são debatidas questões de planeamento e desenvolvimento estratégico, em questões relacionadas directa ou indirectamente com o ambiente e a biodiversidade da cidade de Viseu ao nível dos recursos naturais mas também culturais.


segunda-feira, 10 de maio de 2010



Após um fim-de-semana que até acabou bem (pelo menos para mim), comecei esta jornada na maior das normalidades de uma qualquer 2ª feira. Após um almoço com uma divinal e genuina feijoada à transmontana, cheguei ao gabinete e, qual não é o meu espanto, vi em cima da minha secretária algo de estranhamente reconhecível…

UMA PÚTEGA!!!!!!

Embora já tivesse visto algumas (só em fotos, pensava eu), assim ao vivo, reconheci que, afinal, já tinha visto algumas por aí.

Confesso aqui que nunca comi nenhuma pútega, mas destas estou disposto a experimentar. Só não sei se deva começar pela flor, se deva descascar a pútega ou se a sua roupagem vermelha também será comestível.

Se alguém for expert em pútegas, peço ajuda neste particular. Não vou comê-la para já, até porque, após uma feijoada, pode não ser muito aconselhável comer uma pútega.

Em suma, eu que pensava ir às pútegas um dia destes, afinal vieram as pútegas ter comigo!!!

1 comentário:

  1. Se queres o conselho de um expert em pútegas e que te ajudou a iniciar nestes novos rituais para ti, digo-te: Estas, vieram de Aguiar da Beira, tiradas dos sargaços pelas mãos de um aluno habitué do blogue e que, ao ver a nossa ansiedade em conhecer novas formas e sensações, presenteou-nos com este repasto. Mas sempre foi dizendo que não estão ainda cheias. Para as comer, tiramos a flor pelo cálice e espreme-se a zona do cálice acabando por sair uma mucilagem que se pode chupar e que dizem ser adoçicada. A minha não era. Vou aguardar pela nova colheita mais cheínha.

    ResponderEliminar